sábado, 22 de maio de 2010

Retiro Espiritual dos Seminaristas Propedêutas






Retiro Bom jardim da Serra
16 a 21 de Maio de 2010
Pregador: PE. Oscar

Desde que chegamos na serra no domingo já havia uma grande expectativa no ar, um salto para o novo, que nós seminaristas propedeutas estávamos prestes a dar.
Na segunda-feira aconteceram diversas coisas engraçadas, desde o açucareiro cair sobre a calabresa, cair o cabo da panela e tocarem fogo na toalha de louça, mas tudo faz parte do aprendizado. A tarde fizemos um passeio até a entrada de Bom Jardim, o que foi ótimo para a união do grupo juntamente com o padre Antônio Júnior. No fim da tarde chegaram o Pe. Oscar, Pe. Eloir e a nossa cozinheira chefe, a Dida,junto com a mascote Fifi. A noite foi celebrada a Eucaristia com o padre Oscar e co-celebrada pelos padres Antônio Júnior e Eloir.
Na terça, o dia iniciou as 7 da manhã com a oração das Laudes e logo após o café iniciou-se oficialmente as pregações com uma profunda reflexão de “Quem sou eu?”, sendo sempre tocado na frase, “Ninguém vai a lugar algum sem saber onde está!” a tarde a reflexão girou em torno dos 4 pneus da vida, sendo eles o social, o intelectual, o sexual e o espiritual, concluímos que os 4 devem permanecer sempre calibrados para que haja uma vida boa. No fim da tarde foi rezado o terço e logo após a janta, foi celebrada a Eucaristia com uma profunda reflexão de tudo que tinha sido visto no dia.
Na quarta-feira, as Laudes se iniciaram as 8 horas, já entrando no tema do dia, a fé, o padre Oscar nos dava o exemplo de que a fé era como o frio, estávamos sentindo, mas para isso não precisávamos e nem conseguíamos vê-lo. Logo após o café iniciou-se a pregação em torno do tema “Fé”, durante a manhã foi bastante tocado no nosso encontro com Deus e refletimos sobre o texto “O Poço”, que nos fez enxergar que Deus está dentro de cada um de nós. A tarde foi tocado no assunto vocação, padre Oscar nos contou como foi seu chamado e uma síntese de sua vida de seminarista, após isso fizemos uma profunda reflexão encima da pergunta “Por que percebo que sou chamado?”, o que fez os seminaristas mergulharem no passado e buscarem a confirmação de seu chamado. As 18 horas realizou-se o santo terço e logo após a janta a Eucaristia.
Na quinta-feira foi iniciado o dia as 8:30, com a oração das Laudes e depois do café mergulhamos numa profunda reflexão sobre a igreja, sobre a sua organização e sobre o poder que o Espírito Santo exerce sobre ela e em cada um de nós.Depois disso aprendemos um pouco mais sobre a Lectio Divina e refletimos com ela encima do texto de Lucas 10,1-9.
A tarde foi de conversas individuais com o padre Oscar e também um momento de confissões. No fim da tarde foi rezado as Vésperas e logo após o jantar uma bonita celebração Eucarística com adoração ao Santíssimo Sacramento, em seguida fizemos um banquete Eucarístico.
Na sexta-feira o dia iniciou-se as 9 horas com a oração das Laudes, logo após os seminaristas foram convocados a escreverem um testemunho do que foi o retiro para si, após dados os testemunhos foi feita uma confraternização na hora do almoço e em seguida os seminaristas juntamente com os padres e a Dida desceram a serra.
E assim foi o nosso retiro, girado em torno de orações, reflexões, trabalhos e também momentos de riso e diversão, pois como aprendemos nesses dias há tempos para tudo nessa vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário