segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Sacramento do Crisma


O seminarista Fernando de Oliveira Santos da Paróquia Nossa Senhora da Salete do bairro Próspera - Criciúma, fala sobre o Sacramento do Crisma.

Hoje em dia ser católico já não é mais tradição, mas sim opção. Cada pessoa após algum tempo da vida escolhe se deseja ou não ser católico. E quando o desejo é de continuar, se faz necessário receber o sacramento do crisma ou confirmação, chamado também de maturidade cristã, onde o crismando confirma esse desejo diante de Deus e da igreja.

O sacramento do crisma é administrado pelo bispo. Na ausência do mesmo, este designa um padre para ministrar o sacramento. O rito acontece da seguinte forma:
Ø  O bispo impõe as mãos sobre a cabeça do crismando, unge a sua fronte com o óleo do crisma, consagrado na missa da Quinta-feira Santa, com o objetivo de afastar dele todo o mal, e diz: “Recebe por este sinal o Espírito Santo dom de Deus.’’ E o crismando responde: ‘‘Amém’’. E o  bispo: “A paz esteja contigo’’. Novamente o crismando responde: “E contigo também’’. Depois disso o bispo faz uma oração pedindo os Dons do Espírito Santo, afinal este é o sacramento por excelência do Espírito Santo.
Os dons do Espírito Santo são:

ü  Sabedoria;
ü  Conselho;
ü  Piedade;
ü  Ciência;
ü  Fortaleza;
ü  Entendimento;
ü  Temor de Deus;
Aquele que se decide por Deus e recebe por livre espontânea vontade o sacramento do crisma, deve ser um católico autêntico, que professe a sua fé sem medo e sem vergonha.
            Portanto, esse sacramento implica em, responsabilidade e em anunciar Jesus Cristo propagando a fé  católica.


Um comentário: