quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Sacramento da Eucaristia


O seminarista Marcos Vinicius Lima Arceno da Paróquia São Miguel de Vila Nova Içara fala sobre a Eucaristia.


A Eucaristia é “fonte e ápice de toda a vida cristã”. Sendo o mais importante dos sacramentos da igreja. É também a celebração da ceia que o Senhor comeu com seus discípulos na véspera da Páscoa em gestos, palavras e símbolos daquilo que o Senhor iria nos dar em seu corpo e sangue: "comei isto é o meu corpo que será entregue na cruz! Bebei: isto é o meu sangue que será derramando por vossa causa”. Nisto tudo, esta ceia sagrada é chamada última ceia que se renova em cada Eucaristia, o sacrifício de Jesus por nossos pecados, enfermidades, dificuldades e problemas que enfrentamos no nosso dia a dia.


Com isso cremos que a Eucaristia é a presença real de “Cristo Jesus que ressuscitou e está a direita de Deus e intercede por nós”(cf. Rm 8,34). Apresentando-se de múltiplas maneiras na sua igreja: na sua palavra, na oração, “ lá onde dois ou três estão reunidos” (cf. Mt. 18,20).


No Santíssimo Sacramento encontra-se verdadeiramente, realmente e substancialmente o corpo e sangue juntamente com a alma e a divindade de nosso Senhor Jesus Cristo (CIC 1374), não é meramente um símbolo, como na concepção de algumas pessoas e denominações religiosas, mas a presença de Cristo, verdadeiro e real, pois ele diz “isto é o meu corpo e o sangue” (Cf. Mc 14,22-24).


Em uma missa a presença eucarística começa no momento da consagração e dura também enquanto subsistirem as espécies eucarísticas. Cristo está presente por inteiro em cada uma das espécies(CIC 1377).


A comunhão recebida na Eucaristia aumenta nossa união intima com Cristo Jesus “quem come a minha carne e bebe o meu sangue, permanece em mi e eu nele” (Cf. Jo 6,56), como o alimento material produz em nossa vida corporal a força e a energia para sobrevivermos, a comunhão realiza de maneira admirável em nossa vida espiritual.


Através disso tudo, leitor (a) podemos perceber que se procurássemos mais Jesus na Eucaristia e soubéssemos do valor que ela possui, quantos transtornos de obsessão compulsiva, quantas síndromes do pânico, quantas fobias, quantos suicídios poderiam ser evitados se buscássemos mais Jesus Sacramentado que é o remédio que precisamos receber para ficar de pé. Pois o Santíssimo Sacramento é o fogo que nos inflama de modo que, retirando-nos do altar, aspergimos chamas de AMOR terríveis ao inferno.


Finalmente podemos acreditar que Jesus na Eucaristia é o mesmo que tocava e curava as pessoas no caminho da palestina. Então como não crer que sejamos curados na comunhão? Pois Ele diz: “Dou-lhes de comer o pão vindo dos céus” (Sl 77,24) que você possa se apropriar dessa graça. E que com as palavras de Santa Tereza D’Ávila, uma grande santa da igreja que dizia que “onde está o rei, está toda a sua corte”. Logo todo o céu está presente com Jesus Eucarístico, seja no sacrário ou na nossa alma. Contudo que você possa acreditar mais no poder da Eucaristia.



Um comentário:

  1. eu queria ter um sacrário em casa e comungar todos os dias :)

    ResponderExcluir