terça-feira, 28 de setembro de 2010

Seminaristas Participam da Primeira Semana Propedêutica do Estado de SC
















Aconteceu de 13 a 17 de setembro,em Tubarão, a primeira semana propedêutica do estado de SC, reunindo seminaristas das dioceses de Criciúma, Tubarão, Lages, Joinvile, Joaçaba, Caçador, Rio do Sul e da Arquidiocese de Florianópolis.
A semana começou no dia 13 com a celebração da Santa Missa presidida pelo Pe.Pedro Debiasi da diocese de Tubarão e co-celebrada pelos demais padres das outras dioceses. Após a missa aconteceu uma dinâmica de apresentação e foram dadas as orientações sobre a semana, após aconteceu a oração das completas presidida pelos seminaristas da diocese de Tubarão.
Na terça feira dia 14, durante a manhã ,num primeiro momento, aconteceu a palestra com o padre Osmar da diocese de Rio do Sul sobre a Vocação na Biblia, levando os seminaristas a se aprofundarem um pouco mais nas vocações apresentadas em algumas passagebs bíblicas. Em um segundo momento da manhã aconteceu uma palestra com o padre Ademir Eing, da diocese de Tubarão e atual presidente da OSIB.Após a palestra os seminaristas Julio e Rodrigo, ambos estudantes de Teologia, deram seu testemunho pastoral. No mesmo dia a tarde aconteceu uma gincana promovida pelos seminaristas Rodrigo e Júlio para integração das dioceses. As 18:30 aconteceu a celebração da santa missa preparada pela diocese de Lages, após o jantar assistimos ao filme O Santo Rebelde, que conta a história de vida de Dom Helder Câmara e para encerrar o dia as completas conduzidas pela diocese de Criciúma.
Na quarta feira dia 15 foi o dia voltado para a espiritualidade e misericórdia de Deus, já pela manhã aconteceu uma palestra com o padre Vânio da arquidiocese de Florianópolis sobre um trecho da bíblia muito conhecido por fora por todos, mas que ao ser analisado ao fundo vimos o quão rico pode ser e também já foi uma preparação para de tarde nos confesarmos. Após a palestra do padre Vânio, a leiga Miriam que é natural do Rio Grande do Sul e atua com os seminaristas da arquidiocese deu uma palestra e fez uma reflexão sobre a revisão de vida que devemos fazer constantemente, tamém nos preparando para a confissão. A tarde nos dirigimos ao santuário da Beata Albertina, lá fomos recebidos pelo padre Sérgio, paroco do santuário e após uma breve explicação sobre a vida da beata os padres que lá estavam presentes atenderam a confissões dos seminaristas que estavam no encontro. Após a confissão nos dirigimos ao local onde a menina Albertina foi encontrada morta. Após seguimos para a matriz Nossa Senhora da Piedade, onde participamos da festa em honra a mesma que acontecia naquele dia, participando da procissão e após da missa que foi presidida pelo bispo diocesano Dom Vilson Tadeu Yeng.
Na quinta feira dia 16 o padre Vilmar Vicente da arquidiocese de Florianópolis ministrou uma palestra sobre o Ano Sacerdotal, ao qual acabamos de viver e em seguida foi apresnetado um vídeo com imagens do SEFISC, seminário ao qual os seminaristas propedêutas irão viver ano que vem. Em seguida aconteceu o momento de troca de experiências entre os seminaristas, sendo que os mesmos foram divididos em grupos de 3 membros, sendo um de cada diocese e contaram entre sim um pouco de sua história de vida e vocação. A tarde dois professores de Educação Física de Tubarão ministraram uma tarde de esportes para os seminaristas. As 18:30 aconteceu a santa missa presidida pela arquidiocese de Florianópolis e pela diocese de Joinvile e após o jantar assistimos o filme "Para Sempre Vencedor" e para encerrar o dia as completas foram conduzidas pela diocese de Joinville.
No último dia de encontro as laudes foram conduzidas pela diocese de Tubarão e quem ministrou uma palestra sobre Discernimento Vocacional foi o bispo diocesano de Tubarão Dom Vilson Tadeu Yeng e após a palestra celebrou a missa de encerramento do encontro e após o almoço de confraternização os seminaristas retornaram para suas casas.
Oração, misericórdia de Deus, amizade, alegria, animação, brincadeiras, companheirismo e conhecimento de novas pessoas, assim foi regada a primeira Semana Propedêutica do Estado de SC e que Deus dê perseverança a todos os chamados, pois muitos são os chamados mas poucos os escolhidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário