terça-feira, 23 de março de 2010

Os Símbolos da Páscoa


Abaixo seguem explicações sobre alguns dos símbolos da páscoa e seus significados:
O Peixe – Os cristãos são reconhecidos pelo símbolo do peixe há muitos anos. A relação com a Páscoa está no fato de as aparições de Jesus, após a ressurreição, estarem sempre ligadas à presença de peixe.
Os Ramos - a Semana Santa já tem o seu inicio no domingo anterior, quando é relembrada a entrada de Jesus em Jerusalém. O povo o recebia agitando ramos de palmeira. Até hoje esse ritual é respeitado.
O Cordeiro - significa Cristo sacrificado em favor do seu rebanho.
A Cruz - que mistifica todo o significado da Páscoa, a ressurreição e também o sofrimento de Cristo. No Concílio de Nicéia (325 d.c), Constantim decretou a cruz como símbolo oficial do cristianismo, não somente um símbolo de Páscoa, mas o símbolo primordial da fé católica.
O Pão e o Vinho - simbolizam a vida eterna, o corpo e o sangue de Jesus, oferecidos aos seus discípulos na última ceia, para celebrar a vida eterna.
O Círio Pascal - a grande vela que se acende na aleluia. Quer dizer: “Cristo, a luz dos povos”. As letras gregas, alfa e Omega nela gravadas querem dizer: “Deus é o princípio e o fim de tudo”.
O Coelho da Páscoa - por ser animal com capacidade de gerar grandes ninhadas, a imagem do coelho simboliza a fertilidade e a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.
O Ovo de Páscoa - simboliza o nascimento, o começo de uma vida nova. O costume de presentear as pessoas na época da Páscoa com ovos ornamentados e coloridos começou na antiguidade. Os cristãos primitivos da Mesopotâmia foram os primeiros a usar ovos coloridos. Em alguns países europeus, os ovos são coloridos para representar a alegria da ressurreição. Na Grã-Bretanha, costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos que eram dados às crianças com outros presentes. Na Armênia decoravam ovos ocos com retratos de Cristo e da Virgem Maria e de outras imagens religiosas.
No Brasil, a moda começou depois de 1920, especialmente nas grandes cidades do Sul, onde os ovos de Páscoa vinham de Paris, trazidos como lembranças para os amigos. Popularizou-se lentamente e nas confeitarias surgiram os ovos de chocolate e massa doce. Hoje as fábricas de chocolates se mobilizam com meses de antecedência para conseguir atender a demanda.

Não podemos deixar de lembrar é claro que a Páscoa é a maior festa cristã, onde são retratadas a morte e ressureição de nosso Senhor Jesus Cristo por nós! Que você e sua família tenham uma ótima páscoa e que a graça do Senhor Jesus restaure sempre as suas vidas!

Um comentário:

  1. adorei JESUS CRISTO´[e o nosso PAI de todas as horas minutis e segundos eu amo o meu o nosso SENHOR JESUS CRISTO...

    ResponderExcluir