A Semana Santa foi de intensas atividades em todas as comunidades de nossa Diocese. Em especial nós, seminaristas propedêutas de Caravaggio, passamos o Tríduo Pascal em duplas nas paróquias.
Em resumo, partimos na quarta-feira a noite, logo após a Missa dos Santos Óleos. Esta missa que reuniu grande parte do clero presente em nossa Diocese e mostra o quanto nós cristãos devemos ser unidos em torno de um mesmo ideal. O ideal de Jesus Cristo é a nossa tarefa, a nossa missão. E neste ideal está presente a unidade.
Em duplas, conforme o mandamento do Mestre, auxiliamos nas paróquias de Lauro Muller, Urussanga, Cocal do Sul, Araranguá e Sombrio. A missão começou cedo. Nas primeiras atividades da quinta-feira já estávamos prontos para o que fosse necessário. Lauro Muller teve visitação em casas. Sombrio aconteceu a missa de Instituição dos Ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, presidida pelo senhor Bispo.
E assim aconteceu. Auxiliamos principalmente na Liturgia. Vivemos intensamente o Lava Pés, A Sexta-Feira da Paixão de Nosso Senhor, o Sábado Santo e o Domingo de Páscoa. Com isso aprendemos que a vivência litúrgica fica muito mais bela se interferir na vivência cotidiana. Isso quer dizer que não devemos participar da Páscoa só na Igreja, no momento da celebração, e muito menos fazer disso apenas um ritualismo. O correto e belo é trazermos a Páscoa para dentro de nossas casas e famílias. Vivermos o dia com intensidade e na presença do Ressuscitado.
Abaixo fotos da Missa do Crisma na paróquia Nossa Senhora da Salate no bairro Próspera em Criciúma.
Nossa próxima postagem será no dia 07/05.
O reitor do seminário e cerimoniário do Bispo pe. Antônio Júnior e Dom Jacinto Flach, Bispo Diocesano de Criciúma
Ao lado de Dom Jacinto o propedêuta Juliano e o seminarista da teologia Maxssuel
Nenhum comentário:
Postar um comentário