O retiro começou por volta das 14h30min com o terço conduzido pelos seminaristas. Logo em seguida começou a animação com a ir. Janaine, fazendo com que até as pessoas mais idosas também pulassem e dançassem junto dos jovens. Foram cantadas as músicas da pipoca, do Rei Davi entre outras que retratavam da alegria de sermos cristãos e crermos no Ressuscitado. Na primeira pregação do dia, por uma hora e meia a irmã Paula falou sobre a Virgem Maria:
"Onde está uma mãe ali está o coração de seu filho, e onde está um filho ali está o coração de sua mãe!".
"Na nossa caminhada de conversão fica mais fácil quando contamos com a companhia de alguém. E a melhor pessoa para nos acompanhar é a santíssima Virgem"
Dizia a irmã que emocionou toda igreja naquela tarde. Ter mais consciência de uma devoção verdadeira à Santíssima Virgem, ao invés de um “devocionismo”, é realmente bom e necessário para o nosso povo. Indignada, a irmã também ressaltou:
"Como pode as outras denominações religiosas querer separarem uma mãe de um filho e um filho de sua mãe?"
Terminada a pregação, começou um momento de Adoração Eucarística conduzida pela ir. Janaine e pelo pe. Antônio Júnior, o qual contou uma experiência de vida. Segundo ele quando era seminarista e passava por uma crise, seu orientador espiritual lhe ajudara dizendo que nem um minuto diante do Redentor é tempo perdido. A cada instante ele nos transforma, nos revigora em pessoas fortalecidas a continuar a estrada para o Jardim do AMOR que não mais terá fim.
"Não tem como ser o mesmo após uma experiência viva em Cristo, como esta que vivemos hoje!", disse o seminarista Guilherme Bada, de Sombrio, ao chegar em casa.
Concluída a adoração, passados alguns minutos, iniciou-se a Santa Missa do III Domingo da Quaresma. Com uma reflexão claramente voltada para a água viva, pe. Júnior disse na homilia:
"É triste saber que temos irmãos os quais Domingo estão na missa e durante a semana buscam saciar sua sede em fontes podres que não tem água viva e límpida como a fonte que brota do coração de Jesus Cristo."
Por fim, assim como a samaritana recebeu a água viva da fonte, nós também neste retiro pudemos receber uma água viva direto da verdadeira fonte, o Cristo Jesus.
Se você está gostando do nosso blog, comente aqui a baixo, caso contrário também deixe a sua opinião.
Conheci as essas Freiras no domingo em Cocal do sul. O Bispo Dom Jacinto esteve na Escola Catequética e apresentou as freiras para as catequistas...Pelos cometários o retiro foi muito bom.
ResponderExcluirBeijão
Berta