Pe. Antônio começou questionando quais de nós seminaristas conhecíamos a origem e os fundamentos da Campanha da Fraternidade, mostrando assim o quanto ainda precisamos conhecer da nossa Igreja no Brasil mesmo nas coisas mais simples e cotidianas. Mas as respostas não vieram de graça: essa foi uma tarefa para pesquisarmos em casa.
O padre expôs a preocupação da Igreja com relação ao meio ambiente, aos impactos ambientais causados pela degradação realizada pelo homem de maneira desumana e egocêntrica.
Ao contrário do que pensam muitas pessoas, a consciência ambiental nasceu no seio da Igreja Católica, pois ela aplica a Palavra de Deus na vida em comunidade. Por isso, o texto base é fundamentado nos primeiros capítulos da bíblia onde mostra um Deus da vida, um Deus que coloca ordem ao caos. Deus autor da vida.
Após a abordagem e estudo do tema da Campanha, fomos separados em grupos e convidados a primeiramente reconhecer o que já está sendo feito em nosso meio. Depois julgar o que mais poderia ser feito. Foi o segundo passo da lógica “Ver, Julgar, Agir”.
De maneira muito enriquecedora, percebemos que já fazemos alguma coisa em favor do planeta, contudo reconhecemos que ainda podemos e precisamos fazer mais. Desde as coisas mais simples foram citadas, como por exemplo o cuidado com o tempo no banho, o desperdício da água, o esquecer ventiladores e sons ligados.
Por fim, no “Agir”, todos nós nos comprometemos a olhar com maior atenção para o meio em que vivemos e com mais carinho para o planeta. Pois tudo é obra de Deus, e como tal merece respeito.
Ao padre Antônio Mendes o nosso muito obrigado pela disposição e a espontaneidade com que trabalhou o tema, a certeza das nossas orações e da nossa comunhão.
pe. Antônio preparando-se para começar.
Já dividindo os grupos.
Está muito bonito o blog de vocês. Além de dar conta do que está acontecendo no seminário, ele é formativo para o vê. Parabéns. Sou ex-seminarista do seminário diocesano de Tubarão e atualmente tenho um filho que busca discernimento vocacional por lá. Um forte abraço. Paz e Bem
ResponderExcluir